R$7,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 5

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, escrita, abstração científica e compreensão de conceitos físico-químicos. Indicado para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, EJA – Fase II e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Recomendado para estudantes com Deficiência Intelectual (leve e moderada), Dislexia, Discalculia, TDAH, TEA, Apraxia de fala e Transtornos de Linguagem.

Formato:
PDF com instruções, atividades e gabarito.

Objetivo:
Ensinar os conceitos fundamentais de temperatura, calor e mudanças de estado físico por meio de atividades acessíveis, concretas e visuais, utilizando linguagem simples e associação direta entre imagens e ações.

Conteúdo:
• Temas: Termômetro e medição da temperatura, mudanças de estado físico (derretimento, vaporização), identificação de calor, escalas de temperatura (0 °C, 38 °C, 100 °C).
• Metodologia: Atividades com apoio visual, uso de imagens e colagens, escrita guiada, múltipla escolha com pictogramas, associação de objetos com efeitos térmicos e ligação com temperaturas reais.
• Exercícios: Completar frases com palavras-chave, colagem de efeitos do calor, associação de temperaturas com objetos, reconhecimento do instrumento de medição de temperatura e identificação de febre.

 

Diferenciais:
✅ Linguagem simples, com frases curtas e comandos claros como “Cole”, “Ligue”, “Cubra”;
✅ Estímulo à coordenação motora com colagem, ligação e escrita guiada;
✅ Uso de imagens concretas para facilitar a aprendizagem visual e funcional;
✅ Ideal para estudantes em processo de alfabetização científica ou com barreiras de abstração.