R$8,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 5 atividades adaptadas, com observação de triângulos, nomeação de lados, múltipla escolha e problema contextualizado.

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração e interpretação em Matemática. Indicado para Ensino Fundamental II (7º ao 9º anos) e Ensino Médio. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), TEA, TDAH, Dislexia, Apraxia, Síndrome de Down e estudantes em processo de alfabetização matemática.

Formato:
PDF para impressão colorida, com ilustrações de triângulos, destaques visuais para hipotenusa e catetos, situações reais (cozinheiros e biscoitos) e gabarito incluso.

Objetivo:
Auxiliar na compreensão das relações métricas do triângulo retângulo e da regra de três composta, usando linguagem simples e exemplos concretos para tornar acessíveis conteúdos tradicionalmente abstratos.

Conteúdo:

  • Temas: Triângulo retângulo; cateto oposto; cateto adjacente; hipotenusa; proporcionalidade entre grandezas; regra de três composta.

  • Metodologia: Atividades com observação visual, marcação, nomeação de lados, interpretação de situações cotidianas e resolução de problemas simples.

  • Exercícios: Identificação do triângulo retângulo, nomeação dos lados, escolha de alternativas corretas e resolução de situação-problema envolvendo cozinheiros produzindo biscoitos.

 

Diferenciais:
✅ Explicação visual que reduz a abstração em geometria e proporcionalidade.
✅ Ligação direta entre teoria e cotidiano (cozinheiros, horas e quantidade de produção).
✅ Linguagem simples e previsível, ideal para estudantes neurodivergentes.
✅ Pode ser usado em sala regular, reforço ou AEE com materiais concretos.
✅ Economia de 8h15min no tempo de preparo do professor.