R$9,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 6 atividades adaptadas, com observação de imagens, marcação, comparação, cálculo simples e associação de grandezas.

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração e interpretação em Matemática. Indicado para Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), TEA, TDAH, Dislexia, Síndrome de Down, Apraxia e estudantes em processo de alfabetização numérica.

Formato:
PDF para impressão colorida, com ilustrações claras, linguagem acessível, exemplos do cotidiano e gabarito incluso.

Objetivo:
Auxiliar na compreensão dos conceitos de razão, proporção e regra de três simples, por meio de situações práticas e visuais (doces, filas, times e potes), permitindo que os estudantes desenvolvam o raciocínio proporcional de maneira concreta e acessível.

Conteúdo:

  • Temas: Razão e proporção; regra de três simples; proporcionalidade direta e inversa; comparação de quantidades.

  • Metodologia: Atividades curtas com observação de imagens, contagem de objetos e aplicação de cálculos simples baseados em situações reais.

  • Exercícios: Cálculo de razões entre grupos e objetos, comparação de quantidades, interpretação de situações cotidianas e aplicação da regra de três.

 

Diferenciais:
✅ Recurso lúdico e inclusivo para o ensino de Matemática.
✅ Conecta os conceitos abstratos de razão e proporção com exemplos visuais e cotidianos.
✅ Estrutura curta e sequencial que favorece foco, memorização e autonomia.
✅ Pode ser utilizado em turmas regulares e no AEE com recursos táteis e práticos.
✅ Economia de 9h15min no tempo de preparo do professor.