R$9,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 6 atividades adaptadas, com observação de imagens, marcação, pintura e comparação entre moléculas polares e apolares.

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração e interpretação em Química. Indicado para Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e Ensino Médio. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), TEA, TDAH, Dislexia, Síndrome de Down, Apraxia e estudantes em processo de alfabetização científica.

Formato:
PDF para impressão colorida, com linguagem acessível, imagens explicativas, ilustrações de moléculas e gabarito incluso.

Objetivo:
Auxiliar na compreensão do conceito de polaridade molecular, diferenciando moléculas polares e apolares a partir de representações visuais e situações práticas. O material aproxima o tema da vivência cotidiana dos estudantes por meio do exemplo da molécula de água, conectando teoria e prática.

Conteúdo:

  • Temas: Estrutura molecular; ligação covalente; eletronegatividade; moléculas polares e apolares.

  • Metodologia: Atividades curtas e ilustradas, com marcação, coloração e reconhecimento de padrões de polaridade.

  • Exercícios: Identificação de átomos nas moléculas, marcação de regiões eletronegativas, comparação entre moléculas e classificação como polar ou apolar.

 

Diferenciais:
✅ Linguagem visual e acessível que reduz a abstração.
✅ Enunciados simples e atividades que estimulam raciocínio concreto.
✅ Abordagem lúdica com cores e setas que facilitam a compreensão da polaridade.
✅ Pode ser utilizado em sala regular e no AEE com apoio de materiais táteis (massinhas, modelos em EVA).
✅ Economia de 4h15min no tempo de preparo do professor.