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Descrição

Quantidade de questões: 04 questões

Público-alvo: Estudantes com dificuldades de leitura, interpretação e abstração de conceitos físicos. Indicado especialmente para estudantes em processo de alfabetização, com defasagem idade-série, TEA, TDAH ou outras condições que demandem mediação visual e textual acessível. Recomendado para o Ensino Médio (2ª Série) e EJA – Fase II.

Formato: PDF com instruções visuais, atividades ilustradas e espaço para respostas diretas. 

Objetivo: Introduzir os conceitos básicos de ondas e suas características de forma acessível, com foco no reconhecimento visual, associação de ideias e interpretação prática.

Conteúdo:

  • Temas: Introdução às ondas, tipos de ondas, som e vibração, intensidade sonora e exemplos do cotidiano.

  • Metodologia: Abordagem lúdica e sensorial com base em imagens, ações físicas (como colocar a mão na garganta para sentir vibração) e perguntas de múltipla escolha com apoio visual.

  • Exercícios: Interpretação de imagens, associação de elementos (ex.: ligar objetos às ondas correspondentes), comparação de intensidade sonora e perguntas de observação.

Diferenciais:

 

  • Material adaptado com apoio visual e linguagem simplificada.

  • Ilustrações e ícones facilitam a interpretação e promovem autonomia na resolução.

  • Uso de experiências corporais para facilitar a compreensão de conceitos físicos.

  • Atividades que estimulam o aprendizado por meio de reconhecimento e associação.

     

    Indicado para estudantes com:

    Dislexia, Deficiência Intelectual, Discalculia, TEA, TDAH e Síndrome de Down.

     Acesse a amostra do material no link: Ondas e suas características