R$6,99
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 5

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração matemática e organização sequencial de conceitos numéricos. Indicado para Ensino Fundamental II (9º ano), Ensino Médio (1ª série) e EJA – Fase II. Recomendado para estudantes com Deficiência Intelectual, Dislexia, TDAH, TEA, Discalculia e estudantes em processo de alfabetização.

Formato:
PDF com instruções, atividades e gabarito.

Objetivo:
Introduzir o conceito de notação científica por meio de exemplos concretos do cotidiano e apoio visual, facilitando a transição entre a linguagem decimal e a forma exponencial com foco em inclusão e compreensão prática.

Conteúdo:
• Temas: Notação científica com números menores que 1, contagem de casas decimais, identificação de expoentes negativos.
• Metodologia: Uso de imagens do cotidiano (como vírus, fio de cabelo e formiga), linguagem acessível, atividades com apoio visual, frases de instrução direta e escrita orientada.
• Exercícios: Interpretação de medidas muito pequenas, múltipla escolha com ícones, associação de objetos a valores em notação científica e preenchimento com pistas numéricas e visuais.

 

Diferenciais:
✅ Material adaptado com exemplos concretos que favorecem a compreensão.
✅ Atividades visuais e graduais, com baixo volume de leitura e escrita.
✅ Frases de apoio como “Peça ajuda para ler” que valorizam a mediação sem retirar a autonomia.
✅ Ideal para estudantes que necessitam de apoio na alfabetização matemática e leitura de grandezas numéricas abstratas.