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Descrição

Quantidade de questões: 6

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, escrita, compreensão de conceitos biológicos e organização do pensamento lógico. Indicado para Ensino Fundamental II (8º e 9º ano), Ensino Médio (1ª série), EJA – Fase II e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Recomendado especialmente para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), Dislexia, TDAH, TEA, Transtornos de Linguagem e estudantes em processo de alfabetização.

Formato:
PDF com instruções, atividades e gabarito.

Objetivo:
Trabalhar os conceitos básicos de hereditariedade e tipos sanguíneos de forma acessível, por meio de atividades visuais, práticas e contextualizadas com apoio de personagens, cores, trajetos e escrita orientada.

Conteúdo:
• Temas: Herança genética, características herdadas, tipos sanguíneos e representação do DNA.
• Metodologia: Uso de personagens fictícios e familiares, ligação entre pais e filhos, caminhos visuais, marcação com letras (P/M), pintura, colagem, interpretação por imagens e escrita simbólica.
• Exercícios: Associação de características aos pais, traçado de caminhos do tipo sanguíneo, ligação entre doadores e receptores, pintura da fita de DNA e contagem de elementos genéticos com base em modelo visual.

 

Diferenciais:
✅ Linguagem acessível e uso de comandos visuais claros.
✅ Atividades multissensoriais que integram leitura, observação, pintura e lógica.
✅ Conexão com o cotidiano por meio de personagens e situações familiares.
✅ Ideal para trabalhar conteúdos curriculares obrigatórios com inclusão e mediação.