R$6,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 4

Público-alvo:
Estudantes com dificuldade em reconhecer números, realizar operações matemáticas simbólicas e compreender conceitos abstratos. Indicado para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª série) e EJA – Fase II. Altamente recomendado para estudantes com Deficiência Intelectual, Discalculia, TEA, TDAH, Dislexia e estudantes em processo de alfabetização matemática e visual.

Formato:
PDF com instruções, atividades e gabarito.

Objetivo:
Introduzir o conceito de função a partir de relações visuais simples, usando imagens no lugar de números, com foco no reconhecimento de padrões, desenvolvimento da lógica e construção de noções de dependência entre grandezas.

Conteúdo:
• Temas: Noções iniciais de função, correspondência entre elementos, contagem visual, dependência entre grandezas.
• Metodologia: Uso de imagens repetidas (xícaras, bolas, canudos), relações concretas entre elementos (caixinha de suco → dois canudos), instruções com apoio visual e linguagem acessível.
• Exercícios: Contagem visual sem uso de números, ligação de elementos equivalentes, cobertura de trajetórias, escrita guiada com associação entre personagem e objeto.

 

Diferenciais:
✅ Não exige leitura de números ou palavras complexas, ideal para estudantes em processo de alfabetização;
✅ Usa imagens como base para compreensão matemática, promovendo o raciocínio lógico visual;
✅ Atividades curtas, claras e previsíveis, com comandos como “Cubra”, “Ligue”, “Conte”;
✅ Ideal para uso com estudantes com barreiras severas no acesso ao conteúdo abstrato da Matemática tradicional.