R$9,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 6 atividades adaptadas, com observação de imagens, completar desenhos, marcação de alternativas e interpretação de situações.

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração e interpretação em Filosofia e Sociologia. Indicado para Ensino Médio e EJA. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), TEA, TDAH, Dislexia, Síndrome de Down, Apraxia e estudantes em processo de alfabetização filosófica.

Formato:
PDF para impressão colorida, com ilustrações explicativas, textos curtos, exemplos do cotidiano digital e gabarito incluso.

Objetivo:
Auxiliar na compreensão dos conceitos de poder, vigilância e normalização segundo Michel Foucault, aproximando o pensamento filosófico da realidade contemporânea por meio de exemplos concretos como redes sociais, filtros de beleza e algoritmos de aplicativos.

Conteúdo:

  • Temas: Poder disciplinar; vigilância; normalização social; padrões de beleza e comportamento; influência da tecnologia sobre o corpo e a mente.

  • Metodologia: Atividades progressivas com observação, pintura, completar frases e marcação de alternativas, permitindo a abordagem visual e reflexiva do tema.

  • Exercícios: Identificação de onde o poder aparece, cobertura de palavras relacionadas a “algoritmo” e “padrão”, comparação entre rostos e análise crítica do conceito de normalização.

 

Diferenciais:
✅ Linguagem acessível e visual que traduz conceitos filosóficos complexos.
✅ Conecta a teoria de Foucault à realidade digital dos estudantes.
✅ Estimula pensamento crítico, interpretação e reflexão social.
✅ Ideal para turmas inclusivas e aulas interdisciplinares com Sociologia e Artes.
✅ Economia de 7h05min no tempo de preparo do professor.