R$10,00
2 x de R$5,51
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 5

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, escrita, abstração poética e interpretação de linguagem figurada, com foco especial em estudantes surdos em processo de alfabetização bilíngue (Libras/Português). Indicado para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA – Fase II. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual, TEA, TDAH, Dislexia, Apraxia de fala e Transtornos de Linguagem.

Formato:
PDF com instruções, atividades e gabarito.

Objetivo:
Facilitar o reconhecimento e a compreensão das figuras de linguagem por meio de leitura com apoio visual, interpretação de trechos poéticos, e uso de pistas emocionais e visuais, favorecendo o letramento literário de forma inclusiva e bilíngue.

Conteúdo:
• Temas: Metáfora, repetição, expressão poética, sentimentos, linguagem subjetiva.
• Metodologia: Atividades com apoio de imagens, músicas e metáforas visuais; múltipla escolha com ícones, perguntas sobre sentimentos, uso de frases curtas e leitura de trechos com apoio de Libras e expressões faciais.
• Exercícios: Identificação de metáforas, repetição e laços simbólicos; associação entre imagem e emoção; seleção de expressões figuradas com apoio de pictogramas; reescrita orientada.

 

Diferenciais:
✅ Linguagem acessível com forte apoio visual e emocional.
✅ Indicado para mediação com intérprete de Libras ou em contextos bilíngues.
✅ Estímulo à empatia, leitura subjetiva e construção de vocabulário poético.
✅ Ideal para estudantes com dificuldades de leitura e para alfabetização visual e afetiva.