R$7,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 5

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração textual, compreensão de linguagem poética e uso da linguagem figurada. Indicado para Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª série), EJA – Fase II e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Recomendado para estudantes com Deficiência Intelectual, TEA, TDAH, Dislexia, Apraxia de fala, Transtornos de Linguagem e Síndrome de Down.

Formato:
PDF com instruções, atividades e gabarito.

Objetivo:
Apresentar e trabalhar as figuras de linguagem por meio de leitura com apoio de imagens, frases curtas, escrita guiada e atividades com estímulo visual e afetivo, promovendo a compreensão da linguagem literária de forma inclusiva.

Conteúdo:
• Temas: Metáfora, repetição, linguagem figurada, interpretação de sentimentos em textos poéticos.
• Metodologia: Leitura compartilhada com apoio visual, múltipla escolha com imagens, marcação de metáforas, identificação de expressões poéticas com pistas visuais e escrita orientada.
• Exercícios: Identificação de imagens que representam metáforas, sentimentos, repetições e laços simbólicos; reconhecimento de expressões figuradas em letras de música; cobertura e ligação entre texto e imagem.

 

Diferenciais:
✅ Linguagem acessível com apoio visual para compreensão de textos abstratos.
✅ Atividades que integram leitura, emoção e imagem, fortalecendo a alfabetização poética.
✅ Estímulo à expressão de sentimentos e leitura subjetiva com mediação sensível.
✅ Ideal para uso em aulas de Língua Portuguesa com foco em inclusão e letramento literário.