R$9,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 6 atividades adaptadas, com observação, marcação, comparação, identificação de formas e resolução visual de expressões algébricas simples.

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, abstração e interpretação em Matemática. Indicado para Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio, além de estudantes do AEE. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), TEA, TDAH, Dislexia, Síndrome de Down, Apraxia e estudantes em processo de alfabetização matemática.

Formato:
PDF para impressão colorida, com imagens realistas e lúdicas (bonés, pneus, lâmpadas, caixas, cubos), enunciados curtos, diagramas claros e gabarito incluso.

Objetivo:
Auxiliar na compreensão de expressões algébricas iniciais e noção de volume, associando letras a quantidades (como mostrado nas páginas 5 e 6) e explorando formas tridimensionais com apoio visual forte (diagramas e caixas da página 7). O material promove entendimento concreto dos conceitos, reduzindo a abstração e favorecendo o raciocínio lógico.

Conteúdo:

  • Temas: Variável representada por letra; valor numérico; expressão visual; cubos; caixas; comprimento, largura e altura; volume; comparação de formas e tamanhos.

  • Metodologia: Atividades progressivas com observação, marcação, contagem, comparação de volumes e interpretação de imagens.

  • Exercícios:

    • Identificação da letra que representa determinada quantidade (pág. 5).

    • Resolução visual de y + 1 usando lâmpadas (pág. 6).

    • Marcação de objetos com forma de cubo (pág. 6).

    • Identificação do que define um cubo (pág. 7).

    • Escolha da caixa com menor volume (pág. 7).

 

Diferenciais:
✅ Linguagem simples e previsível, ideal para estudantes neurodivergentes.
✅ Forte apoio visual: desenhos de cubos com medidas destacadas e objetos do cotidiano.
✅ Possibilidade de uso com materiais concretos (caixas reais, blocos, cubos de montar).
✅ Abordagem multisensorial que favorece compreensão de volume e variáveis.
✅ Economia de 4h05min no tempo de preparo do professor.