R$8,00
Ver mais detalhes
Descrição

Quantidade de questões: 5 atividades adaptadas, com marcação, escrita guiada (CS/CP), ordem de passagem da corrente, verdadeiro ou falso e cálculo simples de resistência equivalente.

Público-alvo:
Estudantes com dificuldades de leitura, interpretação e abstração em Física e Ciências. Indicado para Ensino Fundamental II (7º ao 9º anos), Ensino Médio, EJA, reforço escolar e AEE. Recomendado também para estudantes com Deficiência Intelectual (leve a moderada), TEA, TDAH, Dislexia, Síndrome de Down, Apraxia e estudantes em processo de alfabetização científica.

Formato:
PDF colorido com imagens grandes e claras (lâmpadas, baterias, fios, resistores), caminhos bem definidos, siglas simplificadas, alternativas por cor, linguagem direta e gabarito completo (p. 9–12).


Objetivo

Auxiliar o estudante a compreender:

  • o que é um circuito elétrico,

  • a diferença entre circuito em série e circuito em paralelo,

  • como a corrente percorre os caminhos,

  • e como calcular a resistência equivalente em série.

O material usa imagens icônicas e repetição visual para facilitar a compreensão mesmo para estudantes com pouca leitura.


Conteúdo (páginas 5 a 8)

1) Identificação de circuitos em série e paralelo
O estudante observa dois circuitos (p. 5) e marca:

  • circuito 1 está em série

  • circuito 2 está em paralelo

2) Escrita de CS/CP
Na página 6, o estudante escreve:

  • CS para “um caminho”

  • CP para “dois ou mais caminhos”
    com imagens de pisca-piscas e circuitos maiores.

3) Ordem de passagem da corrente
Na página 7, o aluno identifica que a energia passa:
1º lâmpada verde
2º lâmpada azul
3º lâmpada amarela

4) Resistência equivalente em série
Ainda na página 7, há o destaque visual “É só somar!”, mostrando que:
10 Ω + 10 Ω = 20 Ω

5) Questões finais de aplicação
Na página 8, duas questões:

  • O que acontece com a resistência total em série? (Aumenta)

  • Cálculo com três resistores em série (20 Ω + 10 Ω + 5 Ω = 35 Ω).


Diferenciais

 

✅ Forte apoio visual: baterias grandes, lâmpadas coloridas, caminhos marcados e símbolos simples.
✅ Linguagem acessível, previsível e com baixo nível de leitura.
✅ Alternância entre tarefas motoras (marcar, escrever CS/CP) e cognitivas (comparar, somar).
✅ Excelente para estudantes neurodivergentes devido à previsibilidade e clareza visual.
✅ Economia de 3h30min no tempo de preparo do professor (informação da capa).